A Melhor Casa de Banho Automática para Gatos

Hoje venho falhar-vos da casa de banho que temos em casa para os nossos gatos chama-se CatGenie e é de facto a melhor caixa de areia para gatos que existe. É uma casa de banho automática para gatos. Recolhe os dejectos dos gatos, limpa e seca os grânulos de areia e deixa a casa de banho pronta para a próxima utilização. Vejam mais em baixo como tudo funciona.

Quando a encontrei, sabia que existiam outros tipos de casas de banho para gatos, e por isso antes de a comprar estudei muito bem todas a outras casas liteiras que ia conhecendo. Umas eram as caixas de areia tradicionais, com e sem filtros, outras com gavetas em baixo que separavam os cócós, outras que se tínhamos de girar alavancas para separar areia dos cócós. Umas ainda que rodavam sobre elas próprias e faziam os dejetos caírem para o cesto inferior, que depois teriam de ser recolhidos por nós. Trocava-se a areia e ficava pronto. No entanto a meu ver apenas ajudava a separar cócós, algo que já fazemos quando temos um caixote de areia tradicional – a única diferença é que iria dar mais trabalho a limpar todas aquelas entradas e engrenagens, para além de que é gigante, esta também não valia a pena.

A melhor casa de banho do mundo para gatos

Foi então quando descobri a CatGenie, uma casa de banho completamente automática. É literalmente um WC automático para gatos ou seja é uma caixa de areia automática para gatos. Não temos de retirar cócós, nem ter de os ir despejar, nem trocar a areia e carrega-la até à rua ou sequer de vir carregados com areia do supermercado. A CatGenie recolhe os cócós, lava e seca, desta forma: recolhe os cócós para um recipiente interior, lava os granulos (é assim que se chama a esta “areia” própria) com água, num compartimento interior tritura os cócós, despeja-os para a nossa sanita através de um tubo que fica debaixo do tampo da sanita e seca a areia/granulos próprios da CatGenie e está pronta para a próxima utilização. A areia nunca se troca, apenas se adiciona, quando começa a descer do nível próprio. Fica tudo prontinho para a próxima utilização. Nós ficamos com mais tempo para lhes dar miminhos que tanto adoramos. A casa está sempre a cheirar bem, porque raramente estão cócós na casa de banho (quando estão eles fazem o trabalhinho deles de os tapar), porque ela ainda é programável para lavar até 4 vezes por dia ou então por activação automática a cada utilização do gato.

Como Funciona

Ela tem areia própria, que são uns grânulos laváveis que se degradam em 6 meses e raramente são desperdiçados, porque a pá abana para soltar o máximo de granulos dos cócós enquanto os está a recolher. Os gatos entram dentro da CatGenie e fazem as suas lindas necessidades. Se fizerem xixi, a base da CatGenie tem ranhuras por onde escorrem os líquidos, as pedras sendo próprias também não são absorventes o que permite escorrer todo o xixi para o reservatório por baixo da CatGenie (e onde passa a água e detergente durante a lavagem). No caso dos cócós, ela recolhe-os automaticamente: eles tapam / raspam como eles gostam de fazer. Quando a casa de banho inicia a lavagem, uma pá desce enquanto a base gira e começa a recolher os cócós, atirando-os para um outro reservatório atrás da CatGenie. Faz este ciclo 3 vezes para se certificar de que recolhe todos os cócós. Logo a seguir mete água (porque está ligada a uma torneira (que no nosso caso sai de um T do bidé)). Existe também um cartucho que está inserido na CatGenie de onde sai um líquido de composição simples, que serve para ajudar na limpeza, é o detergente da CatGenie.

Durante este tempo a base está sempre a girar enquanto a pá desce, funciona como se mexesse a areia para ficar bem lavada. Logo de seguida começa a drenagem da água. Na parte de trás, num reservatório estão os cócós agora também envolvidos em água. O mecanismo inicia a trituração dos cócós e através de uma mangueira são levados já triturados para a sanita. Faz este processo de colocar água + detergente e despejar mais duas vezes e liga o mecanismo de secagem dos grânulos. Sempre com a base a girar e a pá descida para ir mexendo as pedras enquanto seca-as. No final a CatGenie, fica prontinha para a próxima utilização. E nós só temos depois de descarregar a água da nossa sanita.

Para quantos gatos dá?

A CatGenie dá para vários gatos. Está feita para 2 gatos, mas se tiverem mais gatos também funciona bem. Claro que podes sempre optar por terem duas ou mais CatGenies.

Programação

A CatGenie pode ser programada para lavar sempre que um gato saia. Se estiver no modo Activação por Gato a CatGenie só lava depois do gato sair. Nunca se corre o risco de a casa de banho automática começar a lavar se algum gato estiver lá dentro, mesmo que esteja programada para aquela hora. Isto porque a CatGenie tem os Genie Eyes, que são os sensores que detectam se o gato está dentro da CatGenie, e apenas lava quando o gato sai.

Existem ainda a programação por tempos. Esta casa de banho pode lavar 1, 2, 3 ou 4 vezes por dia. Só temos de programar a primeira hora que queremos e ela faz as contas para as lavagens. Por exemplo: programamos 1 lavagem por dia a uma hora especifica e ela todos os dia a essa hora lava (ou seja 24 horas em 24 horas). Se optarmos por 2 vezes por dia, ela separa o dia em 2 (assim lava de 12 em 12 horas). Se quisermos que lave 3 vezes por dia, ela separa o dia em 3 (o que fica de 8 em 8 horas). Se preferirmos que lave 4 vezes por dia (que é o meu caso) ela separa o dia em 4 (que é de 6 em 6 horas).
Optamos por lavar numa hora em que exista mais movimento em casa, pois eles também andam mais ativos. Um exemplo, quero que lave às 9 horas da manhã – a essa hora programo a CatGenie e ela inicia (se não tiver nenhum gato la dentro) a lavagem, depois vai lavar às 15h00, depois às 21h00, depois às 3 da manhã e novamente às 9h00 da manhã e sempre assim neste horário. Se quisermos mudar a hora, é só programar na primeira hora que queremos.

Manutenção

Existe algumas manutenções que devemos fazer para manter a CatGenie sempre limpa e em bom funcionamento. Existe um cartucho de manutenção que apenas se usa de mês a mês ou 15 em 15 dias, ou consoante o número de gatos que utilizam a CatGenie. Esta manutenção existe para que a CatGenie, possa fazer uma grande limpeza interior e também descalcificar. Existe ainda outra manutenção deve ser feita por nós. Limpar a casa de banho dos gatos com um pano e detergente suaves. Periodicamente devemos tirar pêlos e cabelos que ficam agarrados ao triturador dos cócós e possivelmente à pá, no entanto é uma tarefa muito simples e prática.

Erros e Abertura da CatGenie

Por vezes podem surgir alguns erros depois da lavagem da CatGenie. Por exemplo, existe um utensílio em acrílico dentro da CatGenie que mede a altura da água que entra. Se este se encontrar sujo, ela não drena a água correctamente e quando começa a secar, vai secar com a água e não fica a casa de banho pronta para a próxima utilização. Mas não se assustem porque ela não deita água cá para fora se o utensílio estiver sujo, apenas não drena a água. No final do ciclo aparecem as luzes correspondentes ao erro e a casa de banho emite um som de erro. É muito simples de limpar o sensor e coloca-la novamente a lavar e drenar.

Podem existir outros erros: ou a areia está presa no tubo, ou não havia água para entrar na catgenie, etc. Todos os erros estão escritos no manual da CatGenie e são muito simples de seguir (o manual está todo em espanhol). Se a Casa de banho não funcionar ainda existe a possibilidade de a abrir toda e limpar toda por dentro, o que eles só aconselham em casos muito urgentes (porque existem peças muito delicadas dentro da CatGenie, que se poderiam partir). Eu aconselho a abrir de tempos a tempos para fazer uma grande manutenção. Hoje com a prática que tenho torna-se muito simples de a abrir e limpa-la toda por dentro.

Então onde comprar a catGenie?

Deixo aqui o site onde comprei a minha CatGenie e onde podes ficar a saber mais informações sobre este robot para gatos – a CatGenie – a única casa de banho autolavável do mundo. Fica aqui a loja online onde podes encomendar uma sanita automática para os vossos gatos. Se tiverem dúvidas podes sempre perguntar-me. Comprei a minha CatGenie em 2012 (no site em baixo) e desde aí que todos os anos faço uma encomenda grande com os consumíveis para o ano – cartuchos de liquido solúvel, granulos, tapetes próprios e outros acessórios que vou trocando sempre que necessário.

Antes de mais, não recebo nenhuma comissão por esta publicidade toda que faço à CatGenie, aqui ou mesmo pessoalmente. Apenas gosto imenso da casa de banho dos meus gatinhos e acho que pode ser muito prática para ti também.

Encomenda aqui:

Podes ver mais informações em www.catgenie.es.
De momento apenas existe a CatGenie em Espanha – Podes encomendar através do site https://store.catgenie.es/index.php?controller=product?id_product=9

By | 2017-12-02T04:13:57+00:00 Dezembro 2nd, 2017|Vida|2 Comments

2 Comments

  1. Sílvia 12/12/2017 at 16:52 - Reply

    Cara Carina, É de facto a solução de sonho quando se tem gatos limpinhos… tenho 2 gatos e um deles insiste em ser badalhoco. Nem no areão tradicional temos tranquilidade. Compramos uma categenie na esperança de resolver este problema e ele não se adaptou. A nossa gata por outro lado adaptou-se muito bem, mas quando temos 2 caixas de areia, ela acaba sempre por utilizar a tradicional. Por isso desistimos da Catgenie e vamos vendê-la no OLX…

    • Carina Barbosa
      Carina Barbosa 13/12/2017 at 17:22 - Reply

      Olá Silvia, de facto os animais são muito especiais. Os meus adaptaram-se muito bem à CatGenie.
      Deixo aqui a ideia: quando os gatos ou outros animais têm comportamentos fora do habitual, como por exemplo no caso dos gatos não usarem a areia (o que sabemos que é algo muito natural deles, porque são animais em que a higiene é muito importante), é porque algo não está bem.
      Os animais são seres muito espirituais e ligam-se às pessoas que tratam deles e que vivem no mesmo habitat. Ligam-se com um amor incondicional quase incompreensível por nós. As atitudes “estranhas” que eles por vezes têm, podem derivar de querem tanto passar uma mensagem aos seus tutores e que não está a ser compreendida por estes. Há forma de comunicarmos com eles e saber o que eles nos querem dizer. Deixo aqui o link para saberes mais sobre estas consultas: http://www.bepureinside.com/comunicacao-telepatica-com-animais

Leave A Comment