Detox de Açúcar – Como deixar o vício do açúcar – Parte I

É possível deixarmos completamente os açúcares refinados na nossa alimentação, com a intenção de nos tornarmos mais saudáveis e ao mesmo tempo conseguirmos uma conexão conosco próprios e com o Universo espiritual? Sim é possível! Nesta Parte I partilho a minha experiência ao retirar completamente os açúcares refinados e não refinados (branco, amarelo, mascavado, coco, demerara, …) da minha alimentação. Na Parte II, vou partilhar a minha experiência ao retirar os restantes açúcares em estado líquido (geleias, xaropes, …) porque também estes são açúcares e devem ser consumidos com moderação.

Pode parecer simples retirar os açúcares da nossa alimentação e em principio até podemos ouvir ou mesmo dizer frases como: “não me importo de consumir açúcar”, “se eu quiser deixar de consumir açúcar, deixo com facilidade”, “é preciso alguma dose de açúcar no nosso organismo, para sermos mais saudáveis” ou ainda “gosto tanto de comer bolos que era impossível deixar o açúcar”. São frases muito comuns quando o assunto é o açúcar. Mas há uma boa notícia, existem açúcares naturais (os que estão presentes em alguns alimentos), que permitem uma melhor saúde ao nosso corpo, mente e espirito. E com eles podemos fazer imensas receitas e até mesmo doces com açúcares naturais das frutas.

Açúcar é açúcar, seja em estado sólido ou em estado líquido

O açúcar é matreiro, nos últimos tempos, ouvem-se falar em açúcares saudáveis, como as geleias e os xaropes doces. Vemos até receitas que dizem “sem açúcar” e no entanto contêm estes açúcares em estado líquido – geleia de agave, geleia de arroz, geleia de tâmaras, geleia de coco, xarope de acer (syrup), xarope de birch (ainda pouco conhecido em Portugal), entre outros. Mas estas geleias e xaropes são também formas de açúcar e devem ser reduzidas da nossa alimentação. No entanto esta transição é suave e como tal, vou primeiro retirar os açúcares sólidos da alimentação (refinados e não refinados).

Começamos por consumir açúcar desde que praticamente também começamos a comer. Aquelas papas pré-feitas, as frutas trituradas que existem disponíveis para bebés e crianças, estão intensamente carregadas de açúcares que só têm uma função: manter as crianças rapidamente “agarradas” aos produtos deste tipo, desde pequenos. Fase em que estamos a criar as nossas primeiras relações com a comida – os nossos primeiros circuitos no nosso sistema cerebral, quando o tema irá ser o comer. Com isto, o cérebro regista que a comida só é saborosa se contiver açúcar. Não é preciso ler rótulos, o cérebro capta perfeitamente a presença deste inimigo da vida – o açúcar.

Então quais são os malefícios do açúcar no nosso organismo: o açúcar para além de elevar o índice glicêmico, está muito ligado a problemas nos dentes, diabetes, obesidade e problemas de hipertensão. Também está muito ligado ao bloqueio da nossa espiritualidade. O açúcar atinge determinadas células no nosso cérebro que bloqueiam e interferem com o nosso canal divino. Existem imensas pessoas que consomem açúcares (refinados ou geleias) e a espiritualidade delas é elevada, mas o espirito sabe que essas capacidades tendem a aumentar se o açúcar for reduzido da alimentação.

21 dias para deixar o açúcar

Normalmente levamos 21 dias a conseguir criar um hábito no nosso dia-a-dia. Seja em que tarefa for, os 21 dias servem para o costume ficar enraizado. Lembro-me quando tirei os meus cursos de Reiki (Nível I, II e III) à alguns anos, também fiz uma limpeza e energização de 21 dias para cada um dos cursos e depois dessa altura é que muito começou a desbloquear. Como fui “certinha” e fiz realmente as 3 limpezas de 21 dias a seguir aos cursos, a mudança foi forte. Mas de uma forma tão rápida e drástica, que eu não estava preparada para tamanha mudança na minha vida e tive realmente de “correr” ao ritmo da evolução. Quando não conseguia acompanhar este ritmo frenético da evolução, alguns episódios menos bons no meu dia-a-dia começaram a surgir. Foi necessário muita força na altura para me conseguir equilibrar e manter as rédeas na minha vida, assim como imensas limpezas e terapias… (bem, este tema vou deixar para uma outra altura).

Estava a dizer que os 21 dias, são o tempo ideal para instalarmos uma ideia, uma prática diária, também tão utilizado na meditação por exemplo. Na nossa dieta – na nossa alimentação, também estes 21 dias são necessários para que possamos fazer uma limpeza interior e uma desintoxicação do açúcar (detox de açúcar).

Os filmes também nos ajudam a pensar

[Contém spoilers da série Supernatual]

Existe um episódio da série Supernatural. Para quem não conhece, o Supernatural é uma série onde dois irmãos (o Sam e o Dean), combatem o lado negro, as trevas, o purgatório e o submundo. Dentro de várias peripécias – alguns dramas e ainda alguns divertimentos, eles protegem o Planeta Terra de todo o mal que procura a invasão – vampiros, bruxas, demónios, lucifer, entre outros. Na temporada 7 existem os leviathans (seres primordiais), que estão presos no purgatório. Quando se libertam do purgatório, infiltram-se na sociedade como pessoas de altos encargos. Nessa altura criam uma forma de automatizar todas as pessoas e deixa-las sem reação e assim passarem a ser comandados por estes leviathans.

Como é que o faziam: um deles infiltrou-se como um proprietário (o maior proprietário da industria alimentar) e em todos os produtos (carnes, peixes e todos os produtos industrializados) colocavam uma substância de milho (xarope modificado de milho) em que quando consumido, deixavam as pessoas sem reações – autênticos autômatos, e que iria levar à morte. A ideia era não poderem questionar qualquer ideia destes Leviathans e tudo o que eles propusessem fosse aceite sem qualquer questão, sem qualquer dúvida e completamente às “cegas” seguissem as suas vidas. O controlo estava tomado.

Isto passa-se numa série, mas podemos retirar daqui várias ligações reais. As grandes industrias alimentares cada vez mais intoxicam a população com produtos extremamente industrializados e com grandes quantidades de açúcar (sejam açúcares refinados ou líquidos) a verdade é que o açúcar para além de intoxicar o organismo, paralisa de alguma forma o nosso cérebro. Mantendo-nos fechados e sem reação para pensar e questionar o que se passa à nossa volta – o que se passa na industria alimentar.

O açúcar mantém o nosso cérebro adormecido

Deixar o açúcar é deixar imensos alimentos processados – bolachas, bolos, biscoitos, vários tipos de pão, leites, chocolate, comidas pré-feitas, molhos, … em produtos de origem animal, o açúcar está muito presente, no entanto também nos produtos de origem vegetal encontra-se imenso a utilização de açúcares. Quando decidi fazer esta mudança na minha vida deparei-me com imensos produtos que continham açúcar. Mais do que alguma vez imaginei.

Como programei o meu inicio do detox de açúcar

Antes de começar este detox de açúcar e para manter os 21 dias sem qualquer vestígio de açúcar é necessário seguir alguns passos para que a nossa força pela mudança seja bem realizada.

Os 5 passos para deixares completamente os açúcares refinados e não refinados
    1º passo: verificar todos os cantos onde guardam alimentos (frigorífico, despensa, gavetas, mesas, mala).

    2º passo: ler todos os rótulos das embalagens, mesmo aquelas que pensam que “era impossível isto ter açúcares” – desconfiem de tudo.

    3º passo: retirar de casa todos esses alimentos que contêm açúcar refinado e não refinado

    4º Passo (opcional): ou consomem tudo antes de iniciar o detox ou fazem como eu (dei tudo o que era açúcares em casa, a quem ainda sei que não vai deixar tão facilmente, mas sempre com a indicação de que o açúcar faz mal e por isso é importante deixar de o consumir). Sou contra deitar comida fora, seja ela qual for e por isso a minha opção nunca passa por deitar fora, quando ainda há quem não esteja no caminho da mudança e ainda vai comprar determinados produtos.

    5º passo: apontar numa agenda, o dia em que vais deixar de consumir açúcares refinados e não refinados.

Quando fiz estes 5 passos, tive a noção do que é que contém e quais alimentos contêm açúcar e é realmente assustador. Porque mesmo aqueles produtos que nunca imaginamos, contêm açúcar. Depois de dar tudo e porque o meu passo de verificar tudo em exaustão falhou um pouco, demos por nós a verificar que um seitan que tínhamos em casa também continha açúcar. “Como é possível”, perguntávamos espantados.

Pensei que fosse mais complicado tirar o açúcar da minha alimentação, porque ouvira dizer que o corpo reage radicalmente, é como que tirar uma droga do organismo. O açúcar é mesmo uma droga e vicia tão bem quando a cocaína por exemplo. Não senti muito esta drástica sensação porque fiz apenas a primeira parte do detox – açúcares refinados e não refinados. Mas mantive os açúcares de geleias e xaropes. Não queria um detox muito grave, pois tinha imensos projectos a iniciarem-se no momento e queria estar ativa para eles.

Os 21 dias passaram muito naturalmente e realmente nem me apercebi quando passou dos 21 dias, quando chegou ao 21º dia, foi admiração. “já passaram 21 dias? parece que não consumo açúcar há anos” e assim continua.

Podem continuar a consumir, bolos, biscoitos, bolachas, panquecas e vários tipos de guloseimas, sem a necessidade de consumir açúcares.

Dizem que os açúcares líquidos como os xaropes e as geleias são mais saudáveis. Mas como em tudo, daqui a uns tempos surge uma notícia que afinal também não são muito saudáveis. No entanto aqui ficam alguns destes que ajudam na desintoxicação dos açúcares refinados e não refinados.

Açúcares líquidos
  • Geleia de tâmaras
  • Geleia de coco
  • Syrup (xarope de acer)
  • Xarope de birch
  • Geleia de arroz
  • Geleia de agave

Aqui encontram a lista de alguns alimentos naturais que podem utilizar em bolos, bolachas, batidos, e outras receitas onde querem um toque doce e muito saudável.

Alimentos que adoçam naturalmente
  • Tâmaras (sem glicose)
  • Banana
  • Maçã cozida
  • Manga
  • Figos
  • Dióspiro maduro

Espero que com este artigo – Detox de Açúcar – Como deixar o vício do açúcar – Parte I, possam também deixar de consumir açúcares refinados e não refinados e possam assim abrir as vossas mentes e o vosso ser para uma vida mais saudável e cheia de espiritualidade.

Se também querem deixar estes ingredientes ou outros que estejam a prejudicar de alguma forma o vosso bem estar, posso ajudar neste caminho, a apresentar-vos um novo mundo cheio de oportunidades. Vê as minhas Consultas como vos posso ajudar a ultrapassar inúmeras situações de vida. Vê também os meus Workshops, Cursos e Palestras na secação Eventos.

By | 2017-10-22T11:04:21+00:00 Setembro 26th, 2017|Vida|3 Comments

3 Comments

  1. ines 26/09/2017 at 12:48 - Reply

    Ola Carina

    Antes de mais, parabéns pelo novo seguimento que deste ao teu blog, nele colocaste a tua presença de um modo mais intimista e isso refletiu-se e reflete-se nos teus artigos.
    Gosto bastante dos temas que abordas e do modo como os abordas.

    Vou continuar a seguir atentamente 🙂

    • Carina Barbosa
      Carina Barbosa 28/09/2017 at 15:58 - Reply

      Olá Inês, tão bom o teu comentário. Por é precisamente isso que eu procurava transmitir (mais a minha essência).
      Muito obrigada por estares desse lado <3
      Beijinhos cheios de luz <3

  2. Ana 28/09/2017 at 22:02 - Reply

    <3

Leave A Comment