Leite (bebida) de Coco

– Vídeo da receita em baixo –

Hoje trago-vos mais uma bebida ou leite vegetal. Esta é talvez a minha bebida vegetal favorita e faço-a (ou fazemos), muitas vezes aqui em casa, (mas ainda assim variamos as nossas bebida vegetais). Para além de ser muito versátil, dá um toque doce aos pequenos-almoços, bolos, sobremesas e outras receitas.

Esta receita também está no meu livro “Cozinha 100% Vegetal e Saudável”.

Existe também o leite de coco cremoso e concentrado (normalmente vendido em lata ou pacotes pequenos), é mais utilizado para receitas de pratos-prinicipais ou acompanhamentos, quando queremos dar um toque cremoso à nossa receita. Este leite de coco que partilho, é diferente – é um leite de coco para beber simples ou acompanhado com cacau em pó, farinha de alfarroba, ou um toque de canela. Fica uma delícia.

Podem ver a outra bebida vegetal de aveia que preparei e as vantagens de prepararmos as nossas bebidas vegetais em casa, em: Leite (bebida) de Aveia.

Como disse no artigo anterior, preparar bebidas vegetais, é cada vez mais prático e sabemos exactamente aquilo que estamos a beber. É também mais leve do que as bebidas de compra, e claro muito mais saudável do que um leite de vaca ou cabra.

Confesso que nao apreciava a bebida de coco de compra. Sempre as achei estranhas, mas esta que preparo em casa, é deliciosa e tornou-se mesmo uma das minhas favoritas. A bebida de aveia é também uma que preparo muitas vezes.

O que fazer com as sobras do coco (okara)?

Costumo congelar as sobras do coco num saco grande e quando tenho uma grande quantidade, coloco no forno para retirar todo o excesso de água e depois trituro para ficar em farinha. (que posso utilizar em diversos bolos e bolachinhas)
Ou podem ainda seguir as duas receitas do meu livro “Cozinha 100% Vegetal e Saudável”, onde explico como podemos utilizar as sobras das bebidas vegetais para safer biscoitos. Que são deliciosos.

Para preparar esta receita, podemos utilizar o coco ralado (simples), ou o interior do coco fresco. Funciona das duas formas e são igualmente saborosas. Como gosto muito de comprar cocos frescos, faço também muitas vezes com o coco fresco. Mas o coco ralado é claro muito mais simples.

No “ChufaMix”

Para quem tiver o ChufaMix (uma máquina de fazer bebidas vegetais muito rapidamente) ou algo semelhante, consegue preparar esta bebida em 2 minutos – o processo é muito semelhante. Colocam o coco no copo, e adicionam 1L de água quente. Trituram com a varinha mágica durante 2 minutos. Levantam levemente o passador, com o bastão decalcam o coco e está pronto. Podem utilizar o processador de alimentos, e usar o “ChufaMix” como coador.

Com estes processos em menos de 2 minutos temos uma bebida pronta – saborosa, fresca e feita por nós. Sem dúvida que estou agradecida por ter começado a preparar as minhas bebidas vegetais.

Fazer as nossas próprias bebidas vegetais, é tão saboroso como saudável. Continuo a adorar fazer bebidas vegetais caseiras.

Vamos preparar a receita? 😊

Vejam o vídeo da receita em baixo.

Autor: Be Pure Inside
Vegan
Cru
Sem-Glúten
Requer Prep.
Preparação: Fácil
Duração: 5 m
Serve: 1L

Ingredientes
  • 100g
    Coco, ralado ou coco fresco
  • 1L
    Água quente

  1. Num processador de alimentos (ou máquina de fazer leite) coloque o coco e a água quente. Triture na velocidade máxima durante 2 minutos.
  2. Use um coador de pano ou um pano fino para coar o líquido. Fazendo alguma pressão com as mãos.
  3. Guarde o leite (bebida) num recipiente de vidro bem fechado.
  4. Pode utilizar de momento ou levar ao frigorífico.
  1. No copo da Bimby coloque o coco e a água quente, programe 2 min | vel 8
  2. Use um coador de pano ou um pano fino, num recipiente e coe o líquido, fazendo alguma pressão com as mãos.
  3. Guarde o leite (bebida) num recipiente de vidro bem fechado.
  4. Pode utilizar de momento ou levar ao frigorífico.

Nota
Conserva-se no frigorífico até 3 dias.

Luz e amor,

Carina Barbosa

Vídeo da receita – Leite (bebida) de Coco
By | 2017-10-26T21:26:16+00:00 Agosto 30th, 2017|Bebidas, Receitas|0 Comments

Leave A Comment