T01E01 – À Conversa com os Chakras de Mel Colaço [Blog Quebra do Silêncio]

A nova série aqui no site Be Pure Inside, tem como primeira convidada a Mel Colaço do blog Quebra do Silêncio. Bem vinda Mel.

Esta série está muito ligada aos 7 chakras do nosso corpo (chakra da raiz, chakra sacral, chakra do plexo solar, chakra do coração, chakra da garganta, chakra do terceiro olho e chakra da coroa) e hoje a Mel vai responder-nos a algumas questões onde a perguntas são feitas para os chakras dela e as respostas vêm desses mesmo chakras. Querem saber mais sobre os chakras? Visitem o artigo: Chakras – o que são e como cuidar.

À conversa com os chakras de [Mel Colaço do Quebra do Silêncio]

A Mel Colaço iniciou a sua transição primeiro para o vegetarianismo e depois para o veganismo aos 18 anos. Uma vez que já não lhe fazia sentido explorar animais quando dizia gostar deles.

Conheci a Mel quando geria o meu antigo site Veggitable, quando descobri o site Quebra do Silêncio, (site onde podem ficar informados sobre diversos temas ligados ao veganismo). Fiquei a adorar a forma como a Mel se exprime e com as palavras que escolhe para tão bem defender a causa pura dos animais. Ficámos em contacto desde aí, posso dizer-vos que a Mel é uma pessoa cheia de amor por dentro e isso vê-se em tudo o que escreve e a forma como gere o blog dela.

A Mel diz que é mais de sonhos e que se distrai facilmente, mas aqui ela esteve muito atenta e respondeu de forma muito bonita às perguntas do chakras dela. Querem ver como correu?


As 7 questões dos chakras, que nos ligam à [Mel Colaço do Quebra do Silêncio]

[Chakra da Raiz] Qual foi o teu impulso para criares o teu site/blog?
Mel Colaço: Olá Carina! Antes de mais, quero agradecer-te pelo convite e parabenizar-te pelo lindo projecto que é o Be Pure Inside. Criei o blogue para, acima de tudo, alertar para os direitos dos animais e como estes são unicamente atingidos a partir do veganismo. Não podemos pensar em moderação quando existe exploração, objectificação e morte de seres sencientes, daí o meu posicionamento abolicionista e antagónico ao bem-estarismo. Também fiz o blogue com o intuito de informar, partilhar dicas e mostrar como é fácil praticar um estilo de vida não-violento.

[Chakra do Sacro] Qual foi o teu maior despertar quanto te tornaste Vegana?
Mel Colaço: A consciência de que os meus princípios não coincidiam com os meus actos. Eu afirmava que adorava animais, ao mesmo tempo que os comia, os vestia e utilizava produtos testados neles. Quando conhecemos o veganismo e, consequentemente, as condutas especistas que comportamos mecanicamente no nosso quotidiano, paramos um bocado para reflectir e para decidir se é justo prolongar este paradoxo que é amar os animais enquanto os exploramos. Porque o veganismo é precisamente isso: uma questão de justiça e não uma escolha pessoal ou um juízo de valor, como muitos insistem em categorizar.

[Chakra do Plexo Solar] Qual esperas que seja o impacto com o teu site/blog?
Mel Colaço: Espero que o impacto seja suficiente para, pelo menos, sensibilizar para a causa em questão e mostrar o quanto é urgente começarmos a despertar do comodismo, do egoísmo e da ignorância responsáveis pela crueldade animal. Mudança de atitudes é a única coisa que desejo.

[Chakra do Coração] Quem é ou quais são as maiores inspirações e porquê?
Mel Colaço: Inspiro-me, sobretudo, nos milhares de milhões de animais que continuam a ser massacrados: pensar neles dá-me força para continuar a defendê-los. Quanto a animais humanos, sou conivente com o Tom Regan e com a Carol J. Adams: o primeiro por ter sido um defensor do veganismo abolicionista e a segunda pelas suas teses ecofeministas, visto que existe uma conexão óbvia entre a opressão contra as mulheres e a opressão contra os animais.

[Chakra da Garganta] Uma questão que tanto é perguntada pelos leitores: como geres o teu site/blog com a tua vida profissional/pessoal?
Mel Colaço: Sempre que tenho um tempo livre pesquiso, escrevo e deixo publicações agendadas. Assim, em caso de imprevisto ou de indisponibilidade, o blogue actualiza-se sozinho. O mesmo faço na página de Facebook.

[Chakra do Terceiro Olho] Sendo que o Be Pure Inside é dedicado à espiritualidade e ao bem-estar. O que achas sobre os temas espirituais?
Mel Colaço: Não sou um bom exemplo mas é um tema que cativa-me bastante e não o vejo como exclusivamente religioso. Interesso-me particularmente pela meditação e as suas propriedades benéficas para o corpo e a mente. Meditar é ouvir, algo característico de um sentido mais espiritual do que material (como o caso da visão) e que nos torna unidade com aquilo que nos rodeia. Penso que o facto de estarmos tão fragmentados e desconectados dos outros é o factor primordial causador da apatia, que por sua vez provoca mal-estar. Acredito que somos bons por natureza e que, ao nos afastarmos dela, acabamos por perder a nossa essência e escorregamos nessa apatia que afecta a nossa vida e a nossa própria saúde: abraçar valores ditos espirituais, como a compaixão, com ou sem apoio da meditação, ajuda-nos bastante a reconstruir-nos e a sentir-nos mais completos.

[Chakra da Coroa] Quero agora pedir-te que deixes uma mensagem aos leitores. Aquela que sintas que é a melhor para este momento presente.
Mel Colaço: Crescer corrompe-nos e leva-nos ao olvidamento do que é amar: despertem a vossa criança interior e libertem-se daquilo que nos é imposto.

Sigam a Mel do Quebra do Silêncio:

Site: www.grito-silenciado.blogspot.pt
Facebook: facebook.com/quebra.do.silencio

By | 2017-09-22T14:32:56+00:00 Setembro 8th, 2017|Séries, Vida|0 Comments

Leave A Comment