Ego Humano – o que é

– Vídeo do artigo em baixo –

O Ego Humano é um termo que comecei utilizar para diferenciar do ego da superioridade (aquele ego em que a pessoa tem a sensação conscience de que faz tudo corretamente e sente-se sempre superior e mais capaz do que os outros).

Assim para não confundir o “ego da superioridade” com o Ego que todos temos, dei-lhe o nome de Ego Humano.

Este Ego é aquela energia que bloqueia, que tenta ficar sempre bem à forma dela. E não é possível matar o Ego Humano ou fazê-lo desaparecer totalmente, é o mesmo que dizeres que mataste a tua Alma. O que é possível é tomares conhecimento de que ele existe e saberes viver com essa energia sem bloqueios.

Conheceres o ego humano ajuda-te a não te bloqueares

O Ego Humano vai desestabilizar tudo aquilo que é bom para ti e para a tua evolução espiritual, pois para ele é mais fácil fazer aquilo a que está treinado e portanto ele apenas quer fazer aquilo a que o habituas. Ou seja, se contrariares a preguiça, os medos, receios e as dúvidas, consegues saltar por cima do Ego Humano e fazer a mudança necessária na tua vida.

É importante reconhecer o Ego Humano para saber que ele está aí, que vive dentro de ti e que pode estar a controlar a tua vida. Quando tomas consciência de que ele existe, já estás no caminho para o “domar”, para não permitires que ele viva a vida por ti, e assim és tu quem delineia a vida conforme a queres viver. Costumo dizer sobre o livre-arbítrio, que o Universo dá-te a possibilidade de decidires quando é que queres que algo mude na tua vida – o Universo pacientemente espera que tu decidas quando é que queres mudar. Seja nesta vida, na próxima ou na outra seguinte, és tu que vais fazer essa decisão.

Sempre que te aperceberes de que estás a procurar uma desculpa sobre algo: pára e ouve-te, como se falasses de fora para ti. Ouve-te e pensa, essa desculpa vem do coração ou da mente? Se vem do coração é porque pode não ser o momento ideal de avançar e estás a ter um aviso espiritual, se vem da tua mente, então é o Ego Humano a bloquear-te o caminho.

As desculpas dadas pelo Ego Humano são sempre muitas e sem fundamentos, e parecem perfeitas no momento

Ideias onde o Ego Humano está a bloquear a tua vida:
  • Não costumas meditar e queres começar ou recomeçar, sabes que a meditação te faz bem e quando colocas esse objectivo, acontece sempre algo que desestabiliza. Não dá jeito porque afinal já não tens muito tempo, é mais fácil e divertido ver um filme/série, adormeceste e já não tens tempo, afinal descobriste que não sabes meditar e meditar sem saber não vale pena. As desculpas dadas pelo Ego Humano são sempre muitas e sem fundamentos.
  • Queres iniciar um novo projecto, mas nunca encontras tempo para o fazer, quando há tempo ponderas se será um bom investimento de tempo e dinheiro, se há tempo há a questão: “e se corre mal”, “e se não há o reconhecimento do outros que tu procuras”, “e o que vão pensar/falar de ti” e se, e se, e se. Novamente aqui o Ego Humano vai tentar que tu não avances, nem que chegues sequer a tentar e ver no que dá.
  • Queres cuidar mais de ti: tomar banho e colocar creme no corpo todos os dias, colocar creme no rosto de manhã e de noite, fazer desporto, ter uma boa alimentação, ou algo que seja cuidar do teu corpo físico e da tua saúde. Encontras sempre algo que te desestabiliza, adormeces, estás em casa e não podes, é fim de semana por isso não é necessário esse cuidado extra, cansaço bloqueia-te, só vais começar quando for feito com amor, não sabes o que fazer e como o fazer. O Ego Humano está sempre à procura de desculpas.
  • Queres levantar mais cedo, e todos os dias te deitas ainda mais tarde, não ouves o despertador, mexes no telemóvel mesmo antes de dormir (desestabiliza o teu sono e descanso). Arranjas sempre desculpas na parte da manhã para não te levantares: é o cansaço, ainda não começaste nada sério por isso não vale a pena levantar, o que é que vais fazer aquela hora da manhã, o teu parceiro/a ainda está deitado/a e por isso também tu vais ficar, existe o hábito enraizado de te acordam e como ainda não te despertaram então continuas na cama, etc., etc. etc. ou ainda, sabes que é tudo o Ego Humano e por isso porquê mudar.

Vê o Ego Humano como um organismo, se o alimentares ele cresce, se não lhe deres o alimento do qual ele vive, ele perde a força.

Se reparares, tudo aquilo a que te empenhaste mesmo a sério a fazer e mantiveste como rotina, orientação ou ação na tua vida, ainda nos dias de hoje é simples de manter, melhorar ou desenvolver novas etapas. Conseguiste dizer ao teu Ego Humano que ia ser assim a partir de agora e ele aprendeu. No entanto é preciso manter em atenção que em todas as novas ações, ele pode novamente entrar e levar-te à não AÇÃO.

Por outro lado o Ego Humano também atua noutras situações, por exemplo: na vergonha de admitir aos outros/sociedade certas ações, como a “desistência” em algo (vou deixar a palavra “desistência” para outro artigo), ou fazeres algo para provares aos outros/sociedade de que és capaz (vais fazer pelos outros e não por ti). Aqui também o Ego Humano está a dominar a tua vida.

Lembra-te que o Ego Humano, está presente sempre para te levar ao caminho da preguiça, dos bloqueios, dos medos e receios, das dúvidas, do desconforto e das desculpas sem raiz, das desculpas sem fundamento. É do teu interesse conseguir que o teu Ego Humano não interfira em nada na tua vida.

Ideias que podes começar a fazer

Coloca em prática como está o teu Ego Humano. Se sentires que é util para ti, vê o vídeo da Físicalidade, para saberes como colocar em prática aquilo que queres fazer.

  • Levantar cedo (levantares para conseguires fazer tudo o que sabes que é bom e sem pressas)
  • Lavar os dentes após as refeições (pelo menos 3 vezes ao dia, principalmente de manhã e de noite)
  • Tomar banho todos os dias
  • Colocar creme no rosto de manhã e à noite
  • Colocar creme no corpo após o banho
  • Meditar todos os dias
  • Fazer uma alimentação saudável (conhece o meu livro)
  • Beber mais água para hidratar o corpo (vê algumas ideias)
  • Ler livros (adquirir mais conhecimentos)
  • Estudar algum assunto que gostes (vê os meus cursos)
  • Estudar com tempo para os exames
  • Iniciar um projecto (vê a consulta “descobrir a profissão” que te faz feliz)
  • Saber dizer “não” ou “sim” quando é preciso
  • Não ter medos e receios (vê as minhas consultas)
  • Avançar com algo que já tens em mente

Se queres mudar algo na tua vida, atingir os teus sonhos, objectivos e missões, e sentes que precisas da minha ajuda para libertar o Ego Humano, vê como te posso ajudar. As minhas consultas e terapias estão disponíveis para ti aqui no site na secção CONSULTAS. Podes ainda ver os eventos e retiros na secção EVENTOS e os cursos e workshops na secção APRENDER e as receitas 100% Vegetais em RECEITAS. Tudo sempre para fazer vibrar a tua vibração interior.

Segue-me aqui nas redes sociais:
Instagram | Facebook | Youtube

Luz e amor,
Carina Barbosa

Vídeo do artigo – O Ego Humano – o que é

Destaque do Dia

By | 2020-07-18T08:46:28+00:00 Abril 17th, 2020|Alma|0 Comments

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.