Meditacao Saudável para o Corpo, Mente e Alma

– Vídeo do artigo em baixo –
O que é a meditação?

A meditação é uma técnica praticada há inúmeros anos como forma de relaxar o corpo, mente e alma. Acalma todo o nosso ser, mergulhando profundamente no nosso Eu interior. Meditar é descansar todos os órgãos do corpo e tranquilizar a mente de toda a agitação exterior e interior. Meditar é ajudar na evolução espiritual para que a nossa alma possa conectar-se com o espirito e assim ascender ao divino. Existem diversas técnicas de meditação, e por se tratar de algo tão pessoal era impossível dizer-se qual é a melhor técnica ou a técnica mais aconselhável para cada pessoa.

Existem porém algumas técnicas básicas que levam cada um a experienciar a sua melhor técnica, aquela que oferece todos os benefícios que a meditação traz ao nosso corpo e mente. Durante estas técnicas o importante é teres a consciência de que esta prática te vai trazer muitos benefícios, e que é preciso prática sem querer atingir tudo logo nos primeiros momentos.

A meditação é para todos, só tens de encontrar a tua

TÉCNICAS MAIS UTILIZADAS NA MEDITAÇÃO:

  • [específica] Direciona a atenção para a respiração, para alguma parte do corpo, para algum pensamento específico ou local.
  • [recomendo ao início] Observa todos os pensamentos que surgem no momento da meditação, sem os tentar afastar ou sem julgar. Apenas observa aquele momento e deixa-o ir para que possa vir outro pensamento, observa-o e voltar de deixar ir. Esta é uma técnica que eu comecei a fazer para me habituar a silenciar a mente.
  • [mais avançada] Retira todos os pensamentos da mente e mergulha num profundo silêncio de observações e sentimentos. Esta técnica ajuda muito a acalmar a mente e dá-lhe um descanso intenso que depois se traduz num astral magnífico e renovado, limpo de ruídos desnecessários que ocorrem no dia-a-dia.

Vê algumas meditações que tenho para ti no meu canal no YouTube – MEDITAÇÕES GUIADAS

Quais os benefícios da meditação?

A meditação traz imensos benefícios à saúde do corpo e da mente, é portanto uma técnica para todos nós e não é apenas para quem segue algum tipo de religião e muito menos apenas para quem tempo. Antes pelo contrário, quando meditamos deixamos a mente mais tranquila e os pensamentos fluem de forma mais natural, o que nos leva a fazer mais actividades num tempo menor que o habitual, ou seja tornamo-nos mais produtivos e portanto podemos dizer que a meditação também ajuda a aumentar o tempo no nosso dia-a-dia.

A meditação treina o nosso cérebro para nos concentrarmos melhor e conseguir focar exatamente naquilo que é importante para nós e para tudo o que nos rodeia.

No dia a dia vamos sendo “carregados” com inúmeras situações, que nem sempre nos apercebemos – sejam elas situações pessoais, energias vindas de outras pessoas, a constante publicidade de oferta e compra, as notícias, a agitação e confusão da cidade, o som dos carros, da poluição e da população. Todas estas situações ficam alojadas na nossa mente. Podemos mesmo vê-las como poluição do nosso cérebro, que necessita de ser limpa regularmente. Assim como fazemos toda a nossa higiene habitual, também a mente necessita de ser limpa da “sujidade” que fica registada. A meditação é a técnica que limpa de forma completa toda a “sujidade”. A meditação também ajuda a acalmar o stress e a ponderar melhor as nossas atitudes durante todo o dia, conseguimos observar melhor, entender melhor e ficamos certamente mais recetíveis à informação nova e importante.

A meditação ajuda a uma mente mais receptiva e pura

Quando meditamos abrimos o nosso consciente, os nossos pensamentos não ficam estagnados naquilo que a sociedade partilha, não seguimos apenas o único caminho que nos é mostrado. Ao aprendermos a silenciar os ruídos que perturbam o nosso desenvolvimento, também sentimos uma maior conexão com a Natureza. Durante a prática de meditação essa conexão devolve-nos uma energia muito pura e com ela sentimo-nos mais ligados a tudo o que vive na Natureza. Esta consciência de que estamos aqui e vivemos neste planeta, começa a ter proporções mais importantes e percebemos que não somos apenas nós que realmente habita aqui, mas também o partilhamos com outros seres, que têm tanto direito de aproveitar todos os benefícios da Mãe Natureza assim como nós. Essa consciência traduz-se também para nós próprios e para aquilo que somos e aquilo que comemos.

A meditação traz-nos então uma abertura ao nível da sensibilidade e um amor mais puro por tudo o que existe. Nós próprios e ao nosso redor – a compaixão passa também a ter um significado diferente e conseguimos amar de forma diferente os animais. Seguir uma alimentação 100% vegetal (sem carne, peixe, leite, ovos e mel) traz exatamente isso, uma energia ainda mais pura, que nos permite ter uma vida mais saudável, poupar o planeta e a vida de milhões de animais. Todos os alimentos vegetais elevam a nossa consciência e mente, ao contrário dos alimentos de origem animal que nos fecha e nos mantêm mais pesados. É também devido a esta abertura da mente que a meditação está tão ligada à alimentação 100% vegetal e a toda a compaixão pelo planeta. Se quiseres ideias de como seguir esta alimentação sabe mais sobre o meu livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável e vê também as receitas que partilho aqui no site.

Como meditar?

A meditação é o treino da mente, assim como treinamos a fala e a escrita quando somos novos, como treinamos os músculos do corpo em determinados exercícios, a meditação é exatamente a mesma coisa, um treino que também requer dedicação. Com este treino, vamos tendo cada vez mais aptidão para relaxar e tranquilizar o nosso corpo e mente, aproveitando todos os benefícios da meditação. Não é necessário ter roupa apropriada, nem estar num local lugar específico. Apenas precisas da tua respiração, estares numa posição confortável para ti e relaxar durante alguns minutos para começares a ouvir o teu interior, concentrando-te naquilo que é importante e focar um pensamento de cada vez durante alguns segundos.

A meditação requer prática e treino. É necessário dedicares alguns dias para te sentires confiante na prática, na realidade acredito que todos conseguimos meditar assim que fechamos os olhos e iniciamos as respirações abdominais, no entanto sabendo que o estamos a fazer o nosso Ego Humano tenta interferir pois para ele é algo estranho que estamos a oferecer.

Vê algumas meditações que tenho para ti no meu canal no YouTube – MEDITAÇÕES GUIADAS

Onde e quando se deve meditar?

Um local onde te sintas bem, de preferência sem distrações são os locais ótimos para relaxar e meditar. As horas também não são regra e, portanto, podes meditar a qualquer hora do dia ou da noite. Eu prefiro meditar de manhã e começar o dia em pleno, antes ou depois do pequeno-almoço.

Depois da meditação a nossa mente fica limpa e refrescada para receber tudo o que o novo dia nos traz, mais criatividade, mais foco, mais vontade de aceitar desafio, mais vontade de comunicar com o Universo, mais vontade de aproveitar bem o dia. Ficamos mais conscientes de tudo o que nos rodeia e mais receptivos a novas experiências ou ainda oportunidades.

O que acontece durante a meditação?

Durante a meditação, deixamos a nossa mente limpar todas as informações que não são importantes e que possam estar a bloquear novas e ótimas informações. Durante a prática, estamos sempre plenamente conscientes do que estamos a fazer e do momento presente. Se necessitarmos, podemos abrir os olhos e verificar que controlamos a meditação. No entanto, é importante manter os olhos fechados para que não sejamos distraídos por algo e assim “quebrar” a linha da meditação.

Como começar a meditar?

Não é necessário fazer muito tempo de meditação para estares a fazer corretamente uma meditação. Qualquer tempo que faças é maravilhoso. Se nunca meditaste ou já não meditas há alguns anos, começa por fazer apenas 1 ou 2 minutos de meditação por dia e vai aumentando o tempo conforme sentires necessidade. Todos os dias não precisam de ser iguais, medita o tempo que achares necessário para esse dia. Não te obrigues a ficar mais tempo do que podes ficar, pois deixas de conseguir relaxar totalmente e ficas em stress ao invés de relaxar.

Técnica de meditação simples

Começa por te sentares numa posição confortável. Concentra-te apenas na tua respiração, que deve ser calma e tranquila. Inspira e expira pelo nariz sempre calmamente. Faz inspirações e expirações profundas e foca a tua atenção para a respiração. Sempre que surgirem pensamentos observa-os e deixa-os ir, voltando o pensamento para a tua respiração. Terminado o tempo, faz uma grande e profunda inspiração, seguida de uma grande expiração, como se libertasses tudo o que não é bom para ti, agradece pelo momento de tranquilidade que tiveste e abre os olhos. Sente a energia que rodeia o teu corpo e a alegria de teres estado com o teu Eu interior durante aqueles minutos.

Nos dias de hoje, a meditação já começa a estar mais presente no nosso dia-a-dia como sendo uma prática muito pura. Concentrares na tua respiração é muito simples e não vais sentir que estás a perder tempo, vai ser precisamente o oposto e vais sim, absorver muitos benefícios da meditação e uma tranquilidade maravilhosa. Boa meditação!

Artigo baseado no artigo que Publiquei na revista ZenEnergy (Março 2016 – Edição 86) – na secção “Meditação”: Meditacao Saudável para o Corpo e Mente.

Se queres transformar a tua vida, atingir os teus sonhos, objectivos, missões e propósito de vida, vê aqui no site como te posso ajudar: as minhas consultas e terapias na secção CONSULTAS. Procura o curso, meditação e workshop que mais te faz sentido neste momento presente em APRENDER. Junta-te a mim nos eventos e retiros que apresento na secção EVENTOS e claro, harmoniza-te com a alimentação saudável através das receitas 100% Vegetais em RECEITAS. Tudo sempre para fazer vibrar a tua vibração interior.
Vídeo do artigo – Meditação Saudável para o corpo, mente e alma
Segue-me aqui nas redes sociais:
Instagram | Facebook | Youtube

Luz e amor,
Carina Barbosa

Destaque do Dia

By | 2020-09-15T20:46:39+00:00 Setembro 10th, 2020|Alma|0 Comments

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.