Neste artigo vou facilitar-te a vida no que toca à escolha das receitas de Natal.
Chega a época natalícia e com ela começam os preparativos para o momento mais comemorado do ano. Entre receitas e presentes surgem as perguntas habituais: “O que vou oferecer este ano?”; “Que receitas vou querer na mesa de Natal?”; etc.. Ou, então, se pertences à lista de convidados, as tuas receitas de origem vegetal poderão mesmo ser as protagonistas nesta quadra natalícia.
Neste artigo vou facilitar-te a vida no que toca à escolha das receitas de Natal. É de facto interessante ter uma mesa cheia de sabor e variedade, mas também importa que as mesmas receitas sejam saudáveis e amigas do ambiente.
Cada vez mais há a consciência de que certos alimentos drenam energia e outros vitalizam-na. Nos meus dois livros, “
Cozinha com os Chakras” e “
Cozinha 100% Vegetal e Saudável”, mostro-te a importância de optar por alimentos mais leves e saudáveis que são os de origem vegetal.
Consoante os alimentos que escolhes: recebes ou eliminas energia vital do teu organismo. Todos os alimentos têm energia: uns trazem alegria, outros retraem-na, alguns ajudam na criatividade e outros ainda podem mesmo bloqueá-la. Assim, alguns alimentos são mais leves e outros mais densos, como é o caso de carne, peixe, laticínios e ovos.
(no Livro "
Cozinha com os Chakras")
E que tal este natal teres uma mesa 100% vegetal?
Pode parecer algo complicado, no entanto as receitas 100% vegetais são muito simples de preparar. Começo pela melhor dica que costumo dar quando o assunto é trazer a mudança na alimentação de forma simples e agradável: praticamente qualquer prato que gostas pode tornar-se um prato 100% vegetal e saudável. O primeiro passo é substituir os ingredientes de origem animal.
Não é preciso saber cozinhar como um chef, nem tão pouco ser criativo na cozinha, podemos seguir as nossas receitas favoritas e quando aparecer aquele ingrediente de origem animal, substituir por um de origem vegetal.
(no Livro "
Cozinha 100% Vegetal e Saudável")
Deixo aqui algumas dicas de como o fazer. Se preferires seguir o prato tradicional na Ceia de Natal, segue todos os passos habituais da tua receita favorita e substitui, por exemplo, o bacalhau por fatias de tofu. E, ao almoço de Natal, que tal servires um Assado de Seitan?
Aqui já começaste a deixar a tua marca saudável e ainda tens mais surpresas para a noite. As sobremesas têm truques tão simples, que vais colocar todos os convidados mais interessados nelas do que nas prendas.
Alguns substitutos 100% vegetais
Deixo, de seguida, alguns exemplos de substitutos 100% vegetais:
- Carne ou peixe: tofu, seitan, tempeh, leguminosas, quinoa ou soja;
- 1 ovo (nos bolos): 125 g iogurte vegetal, ½ banana esmagada, 3 colheres de sopa de linhaça moída com 3 colheres de sopa de água morna, 60 g maçã cozida;
- Manteiga: manteiga vegetais;
- Iogurte: iogurtes vegetais;
- Leite: bebidas vegetais;
- Mel: geleias;
- Caldos ou molhos: miso, molho de soja, tahini, tamari.
Podes ver mais informações no meu livro “
Cozinha 100% Vegetal e Saudável”.
E se pensares que as comidas à base de vegetal não têm sabor, elas querem é temperos. Por isso, brinca com os condimentos e vais descobrir uma panóplia de combinações fantásticas.
Não te assustes com os nomes, cada dia é mais fácil encontrar vários produtos de origem vegetal. E nos meus livros todas as receitas são simples de confecionar e com ingredientes fáceis de encontrar.
Vamos às receitas?
Para este Natal deixo, de seguida, a sugestão de um menu 100% vegetal e saudável.
Se não tiveres ou não apreciares algum ingrediente, apenas substitui por outro que te agrade. O importante é utilizar as especiarias que deixam a receita saborosa.
Receita de Tofu com Ananás na frigideira
Ingredientes
- 250g Tofu
- 60 ml de vinagre ou vinho
- 1 c. sopa de molho de soja ou sal a gosto
- 2 c. sopa de sumo de limão
- 1/2 c. sopa de mostarda
- 1/2 c. sopa de alho em pó
- 1/4 c.chá de gengibre
- 4 rodelas de ananás (opcional)
Preparação
- Passa o tofu por água e corta-o em fatias.
- Prepara a marinada: num recipiente mistura o vinagre (ou o vinho), o molho de soja, o azeite, o sumo de limão, a mostarda, o alho e o gengibre.
- Coloca as fatias de tofu e deixa marinar por 20 minutos ou no dia anterior.
- Leva a grelhar ou na frigideira com um pouco de azeite. Serve com as rodelas de ananás que também podem ser grelhadas ou refogadas no azeite. Rega com a marinada (aquecida na frigideira).
Assado de Seitan
Ingredientes
- 300 g de batatas pequenas (para assar)
- 1 cenoura média
- 500g de seitan
- 1 tomate
- 50 g de cogumelos
- 1 cebola
- 6 dentes de alho
- Azeite, a gosto
- Sal, a gosto
- Especiarias, a gosto
- 2 folhas de louro
- 2 ramos de alecrim, fresco (opcional)
Preparação
- Coze as batatas e a cenoura (inteiras e sem descascar).
-
- Fatia o naco de seitan sem cortar até ao fundo (mantendo a estrutura do naco de seitan). Corta a batata em quartos, a cenoura em rodelas, o tomate em cubos e lamina os cogumelos. Corta a cebola em meias-luas e lamina os alhos. Reserva.
-
- Unta um recipiente de ir ao forno com um fio de azeite e coloca o seitan no centro do recipiente. À volta, dispõe as batatas, a cenoura, o tomate, os cogumelos, a cebola e os alhos. Podes colocar algumas rodelas de cebola e alhos dentro dos cortes do seitan. Rega com azeite, tempera com sal e especiarias a gosto e junta as folha de louro e o alecrim fresco (se utilizares).
-
- Deixa marinar dentro do forno desligado durante 10 a 15 minutos. Liga o forno a 200 ºC e assa por 35 minutos ou até ficar cozinhado. Serve com os acompanhamentos da mesa de Natal ou com vegetais cozidos (brócolos, espinafres, couve, …).
Bolo Rápido de Maçã
(versão sem açúcar e sem glúten em baixo)
Ingredientes
- 2 maçãs
- 140 g de farinha (trigo ou espelta)
- 70g de farinha (trigo ou espelta, integral)
- 100 g de açúcar
- 1/4 c. chá de canela em pó
- 1 c. sopa de fermento em pó
- 1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
- 120 g de iogurte vegetal
- 80 ml de óleo vegetal
- 120 ml de bebida vegetal
- 1 c. sopa de sumo de limão ou vinagre
Calda
- 1 1/2 c. sopa de amido de milho
- 250 ml de bebida vegetal
- 1 pitada de canela em pó
- 1 c. sopa de geleia ou açúcar
Preparação
- Descaroça as maçãs e, de preferência sem as descascar, corta-as em 16 fatias (dica: corta-as em quartos e cada um desses quartos em 4 partes). Reserva.
- Num recipiente, envolve as farinhas, o açúcar, a canela em pó, o fermento e o bicarbonato. Num recipiente à parte, mistura o iogurte, a bebida vegetal, o óleo e o sumo de limão (ou vinagre). Verte a mistura líquida na taça dos secos e envolve até obter um preparado homogéneo.
- Verte a mistura numa forma retangular (ou redonda) untada e alisa a superfície. Dispõe as fatias de maçã em cima da massa e leva ao forno preaquecido a 180 ºC, durante 40 minutos ou até as maçãs e o bolo estarem cozidos.
- Prepara a calda: num recipiente, dissolve o amido de milho em 2 colheres de sopa de bebida vegetal. Junta o resto da bebida num tacho e adiciona a canela e a geleia (ou o açúcar). Leva a ferver e baixa a temperatura. Junta o amido de milho ja dissolvido e envolve até ficar cremoso.
- Desliga e verte a calda por cima do bolo ja desenformado e arrefecido.
Versão sem açúcar e sem glúten
Substitui as farinha de trigo ou espelta por 140 g de farinha de trigo-sarraceno acrescidos de 70 g de farinha de arroz ou aveia e adiciona 1 c. sopa de amido de milho às farinhas. Substitui o açúcar por 150 g de tâmaras demolhadas nos 120 ml de bebida vegetal e segue conforme indicado na receita.
Receitas dos livros “
Cozinha com os Chakras” e “
Cozinha 100% Vegetal e Saudável“.
Se fizeres alguma destas receitas, partilha no Instagram ou Facebook, utiliza a
#bepureinside e notifica-me
@bepureinside para eu ver.
Vê mais receitas aqui:
Artigo escrito para o site
SimplyFlow by Fátima Lopes