Os corpos subtis são uma energia que vibra à volta do corpo físico e está dividida em duas grandes partes - o Eu e o Ego.
Os corpos subtis são uma energia que vibra à volta do corpo físico e está dividida em duas grandes partes — o Eu (individualidade) e o Ego (personalidade). A primeira parte é composta pelos níveis Átmico, Búdico e Mental Superior. A segunda pelos níveis Mental Inferior, Emocional ou Astral, Duplo Etérico e Corpo Físico.
Estes dois últimos são corpos materiais que se perdem quando o corpo físico deixa a matéria, os outros corpos subtis vão-se retirando à medida que há a evolução espiritual do Ser.
Porque é tão importante teres consciência dos corpos subtis?
Porque os corpos subtis fazem parte de ti e a cada situação da vida existe uma ligação, uma vez que é neles onde a energia espiritual vibra. Quando bem cuidados, vibram energia leve e a tua vida flui naturalmente, em expansão e crescimento. Quando vibram numa energia densa a vida estagna, prende-se e surgem os bloqueios. Conhece cada corpo subtil que vibra em ti e através deste conhecimento permite a cura na tua vida.
Corpo Físico
É o transporte que possibilita a experiência na matéria. Permite as funções básicas para a vida e suporte para a evolução do espirito. É importante respeitar o corpo físico e cuidar dele, pois através das várias experiências da vida e das emoções ele reage somatizando as energias mentais, emocionais e espirituais.
Quando todos os corpos subtis estão em harmonia e compreensão da experiência na matéria, o corpo físico está saudável e com energia. Por outro lado se houver desarmonia, a energia vai descendo pelos corpos, manifestando-se em doenças no corpo físico.
Sou a matéria.
Corpo Etérico
É uma energia invisível que contorna o corpo físico e está diretamente ligado a esse corpo. Nele vibra a energia vital (Prana / Qi / Energia Universal), onde existem os centros de energia — conhecidos como
chakras e os canais de energia denominados por Nadis, que no corpo físico chamam-se meridianos ou microchakras interligados aos chakras principais através de canais energéticos. Os chakras criam uma ligação entre a espiritualidade e o mundo físico, e através deles e dos meridianos flui a energia no corpo físico.
Através da meditação, de mantras ou conexões é vitalizada a energia que começa pelo chakra da raiz — zona do cóccix e termina no chakra da coroa — topo da cabeça e alimenta todo o corpo. As causas das doenças no corpo físico devem-se à falta de energia no corpo etérico. A forma deste corpo é a imagem do próprio corpo uma vez que o contorna e pode possuir várias tonalidades.
Sou a energia.
Corpo Emocional ou Astral
É a energia espiritual muito próxima do corpo físico. Apresenta-se como uma energia de luz branca azulada e normalmente é visível por pessoas com energias extra-sensoriais. Neste corpo registam-se as emoções e sentimentos vividos na vida presente absorvidos também pelas experiências passadas.
Se houver desarmonia neste corpo, desencadeiam-se diversos bloqueios na vida, que depois são somatizados no corpo físico.
É também através deste corpo subtil que durante o sono a energia viaja e assim possa actuar no tempo e no espaço resolvendo situações pendentes que podem ser curadas durante o sono. A forma deste corpo é também a imagem do próprio corpo uma vez que o contorna.
Sou a essência.
Corpo Mental Inferior
É onde está armazenada toda a informação da vida atual que é acedida pela mente física. Está diretamente ligado ao Ego e às ideias criadas na realidade física e aos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).
Quando está numa energia de desarmonia pode trazer a procrastinação, vícios, prazeres fúteis, carácter difícil ou arrogante, o que enfraquece este corpo. Quando em harmonia existe o cuidado pela vida e pelos outros, a consciência dos atos tornam-se aliados de crescimento espiritual, o que revitaliza este corpo.
Por ser um corpo mental é necessário alimentar positivamente a mente, uma vez que a vida é criada em torno daquilo que é focado na mente. A forma deste corpo normalmente é oval.
Sou o pensamento.
Corpo Mental Superior
É também o local de armazenamento de informação com a diferença de que vibra no inconsciente. Através de ideias são criadas outras ideias e assim sucessivamente. É a criação da expansão para a evolução através da criatividade.
Quando o foco é positivo, leva a ações que levam à tomada de consciência e à cura, ajudando também na missão de vida. Por outro lado quando ligado a energias inferiores, atrai limitações na vida, bloqueando a missão. A forma deste corpo é a imagem de uma flor de nove pétalas em chamas.
Sou a missão.
Corpo Búdico
É onde está armazenada toda a memória cósmica e de vidas passadas do espirito. Liga o espirito no mundo material através da intuição, fazendo a conexão à energia divina. Alguma desta informação pode ser acedida através de regressões a vidas passadas, sob a forma de trazer a consciência ao momento presente e a cura respectiva. A forma deste corpo é um grande sol amarelo, com um triângulo de raios e um pequeno sol de raios no interior.
Sou a conexão.
Corpo Átmico
É a Centelha Divina, a energia Universal e a união do Todo. É a energia da alma e a presença total da luz. É a essência na sua forma mais pura e onde vibra apenas a energia da luz e amor. A forma deste corpo é um forte raio de luz.
Sou a luz.
Quando conheces os corpos subtis, tens mais consciência de como flui e é acedida a energia no teu corpo, mente, espirito e alma. O que se torna importante para a tomada de consciência e posterior cura. Alguns bloqueios, medos e receios na vida atual são energias geradas em vidas passadas, que ficaram registadas nos corpos subtis, trazendo para a vida presente esses bloqueios. Assim ao alimentares bem a tua energia ajudas na tua expansão e missão de alma — que é a evolução através da experiência na matéria. Quando mais consciência e cura vibrares em ti, mais harmoniosas serão as tuas experiências.
Os corpos subtis na tua vida: começando no corpo átmico, onde a alma é pura e quando vibra na matéria encontra diversos desafios, que ficam registados no corpo búdico, que através do mental superior tem a oportunidade de evoluir ao fazer escolhas positivas ao longo das várias vidas. Com o mental inferior as ações corretas no material trazem o crescimento espiritual, e pelo corpo emocional são experienciadas as emoções em harmonia, permitindo que através do corpo etérico a energia flua de forma saudável e assim alimenta o corpo físico. Se este caminho for bloqueado pelos pensamentos ou alguma energia negativa, vai gerar logo de início energias densas que vão desencadear uma série de bloqueios através dos corpos subtis que não alimentam o corpo físico e sim retirando-lhe energia, o que degenera depois as doenças e os bloqueios na vida.