Esta receita é ótima para aqueles dias quentes que se aproximam e quando só queremos receitas leves e frescas. Já tenho também partilhada aqui uma receita para as tardes quentes passadas em família – os Tofucóis – tofu para substituir os caracóis
Esta salada de Orelhas de Judas foi inspirada na salada de Orelha de Porco que é comum em Portugal comer-se na altura do verão. Cada vez mais notamos que a natureza dá-nos tudo o que precisamos para confeccionar pratos maravilhosos.
As Orelhas de Judas, são cogumelos que têm uma consistência muito semelhante à cartilagem (o que me inspirou nesta receita). Agora têm mais uma receita agora numa versão 100% vegetal e saudável.


São uma outra variante dos cogumelos. O nome científico deste cogumelo é Auricularia aurícula-judae, no entanto também são conhecidos por: ouvido árvore, orelha nuvem, orelha de madeira e orelha de judas. São cogumelos com aspecto de borracha, que crescem em ramos e troncos das árvores. É muito utilizado na cozinha asiática. Têm uma tonalidade castanho escuro (marrom) ou preto – dependendo da húmidade. Estes cogumelos têm propriedades muito benéficas – melhoram a circulação sanguínea, anticoagulantes, reduzem o colesterol mau, controlam o fluxo menstrual excessivo, balançam o yin e yang, antioxidantes, calmantes, ajudam a tratar problemas de fígado e estômago.
Sim, apesar do aspecto deles, são cogumelos, uma outra espécie dos cogumelos.
Não vi ainda à venda estes cogumelos frescos. Normalmente encontro-os secos (para depois hidratar), no Aldi costumam aparecem na secção dos limitados, mas podes encontrar talvez em supermercados ou lojas/empresas próprias de cogumelos.
Esta receita foi feita em 20 de Agosto de 2016 e vem do meu site antigo. Foi uma das escolhidas para estar aqui no Be Pure Inside.
Vamos preparar a receita? 😊
- 100gCogumelos Orelhas de Judas
- ½Limão
- 1Ramo grande de coentros ou manjericão
- ½Cebola, picada
- 6Dentes de alho
- 1LÁgua
- 1Folha de louro
- 50mlAzeite
- 20mlVinagre de maçã (cidra)
-
Flor de sal ou sal marinho, a gosto (opcional)
-
Pimenta preta, a gosto
-
Azeitonas, a gosto
- Se utilizares os cogumelos desidratados, começa por hidrata-los: coloca os cogumelos Orelhas de Judas num recipiente com água e deixa hidratar durante 20 minutos. Escorre a água. (caso contrário, segue para o passo 2)
- Corta o limão em quatro partes. Pica os coentros (ou o manjericão), a cebola e os alhos. Reserva.
- Num tacho coloca os cogumelos Orelhas de Judas, a água, o limão e a folha de louro. Quando ferver, deixa cozinhar durante 10 minutos.
- Escorre a água e reserva. Se necessário corta alguns cogumelos que sejam maiores.
- Coloca os cogumelos numa saladeira e adiciona a cebola, os alhos, os coentros (ou o manjericão), o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta preta.
- Envolve bem, rectifica os temperos ao teu gosto e leva ao frigorífico no mínimo 1 a 2 horas para refrescar e apurar o sabor.
- Serve frio, com azeitonas.
Luz e amor,
Carina Barbosa
Leave A Comment